Dono da SAF do Botafogo denuncia desvios anormais no Campeonato Brasileiro, com evidências pesadas de manipulação do jogo pela arbitragem e apresenta relatório à CBF.
O time de futebol Palmeiras é uma das equipes mais tradicionais do Brasil, tendo conquistado inúmeros títulos ao longo de sua história. O Palmeiras, conhecido por sua torcida apaixonada e pelo belo estádio Allianz Parque, é um dos clubes mais respeitados do país.
O Verdão, como é carinhosamente chamado pelos torcedores, é um dos principais times do futebol brasileiro. Com uma história rica em conquistas, o Palmeiras sempre busca estar no topo das competições, demonstrando garra e determinação em campo. A torcida do Palmeiras, sempre fiel ao Verdão, é uma das mais apaixonadas do país, apoiando o time em todos os momentos.
Investigação aponta ‘evidências pesadas’ de favorecimento ao Palmeiras
Após ter ‘evidências pesadas’ de que o Palmeiras foi beneficiado nas edições de 2022 e 2023 do Campeonato Brasileiro, John Textor trouxe à tona quais jogos o Verdão teria sido favorecido. O empresário e dono da SAF do Botafogo revelou que as partidas manipuladas em prol do Palmeiras foram os triunfos por 4 a 0 sobre o Fortaleza, em 2 de novembro de 2022, e por 5 a 0 diante do São Paulo, em outubro de 2023.
John Textor afirmou ter utilizado ‘grandes especialidades e inteligência artificial’ para chegar a essas conclusões, identificando comportamentos anormais de jogadores do Fortaleza e São Paulo durante os confrontos mencionados. O relatório apresentado pelo norte-americano destaca que quatro atletas do Fortaleza apresentaram ‘desvios anormais em situações-chave’, resultando em gols para o Palmeiras.
No jogo contra o São Paulo, cinco jogadores, segundo Textor, ‘ultrapassaram os limites’. O documento especifica que as provas não apontam responsabilidade dos clubes na manipulação, focando apenas nos jogadores envolvidos. O relatório também ressalta que a CBF recebeu dois e-mails em maio de 2023 alertando sobre a manipulação no jogo do Palmeiras contra o Fortaleza, porém não tomou medidas.
John Textor optou por não divulgar os nomes dos jogadores acusados, restringindo a apresentação das provas a autoridades governamentais. Esta não é a primeira vez que o empresário acusa o Palmeiras de ser beneficiado nos últimos anos.
Novas alegações de manipulação envolvendo o Campeonato Brasileiro
Em março, o dono da SAF do Botafogo denunciou ‘corrupção de arbitragem’ no futebol brasileiro, mencionando especificamente o confronto entre o Palmeiras e o Fortaleza, válido pelo Brasileirão 2022. Textor afirmou ter enviado provas à CBF, que até o momento não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.
Diante das acusações, o Palmeiras emitiu uma nota oficial repudiando as declarações do norte-americano e anunciando que tomará medidas legais contra ele nos âmbitos cível, criminal e esportivo.
Próximos compromissos do Botafogo
- Junior Barranquilla-COL (C): 03/04, 19h (de Brasília) – CONMEBOL Libertadores, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+
- LDU-EQU (F): 11/04, 19h (de Brasília) – CONMEBOL Libertadores, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+
- Cruzeiro (F): 13/04, a confirmar – Brasileirão
Próximos jogos do Palmeiras:
- San Lorenzo (F) – 03/04, 21h30 (de Brasília) – CONMEBOL Libertadores, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+
- Santos (C) – 07/04, 18h (de Brasília) – Campeonato Paulista
- Liverpool-URU (C) – 11/04, 21h (de Brasília) – CONMEBOL Libertadores, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo