John Textor, dono da SAF do Botafogo, mencionou o suposto esquema de manipulação de resultados no futebol brasileiro, apresentando evidências pesadas e uso de especialistas em inteligência artificial.
John Textor, proprietário da SAF do Botafogo, fez novas declarações sobre a suspeita de manipulação de resultados no cenário do futebol nacional durante o seu depoimento na delegacia na última quarta-feira.
O empresário John Textor foi questionado sobre a possível influência nos jogos e manipulação de partidas, mas se manteve firme em negar qualquer envolvimento em esquema de resultados fraudulentos no futebol brasileiro.
Suposto Esquema de Manipulação de Resultados Revelado
Em declarações na zona mista depois de assistir à derrota do Glorioso no Nilton Santos, o dirigente pediu calma para Leila Pereira e Julio Casares, respectivos presidentes de Palmeiras e São Paulo – dois clubes que estiveram envolvidos em suas últimas denúncias. ‘Leila, abaixe suas armas. Você não conhece as provas que eu entreguei. Julio (Casares), do São Paulo, cara, você é meu amigo.
Eu ainda não consegui conversar com você sobre isso por causa da natureza das provas que eu tenho. Aparentemente, eu me importo mais com as regras do jogo do que o STJD. Eles querem que eu entregue os nomes dos acusados… bom, essas pessoas têm seus direitos. Eu posso provar 100% que isso aconteceu’, declarou o dirigente na zona mista.
Na última segunda-feira, Textor disse ter ‘evidências pesadas’ de que o Palmeiras vem sendo beneficiado pela manipulação de resultados há, pelo menos, duas temporadas. Depois, em nota publicada em seu site, o empresário, inclusive, afirmou que o Choque-Rei pelo Brasileiro 2023 foi manipulado por jogadores do São Paulo, mas não apresentou provas.
Impacto da Manipulação de Partidas nas Competições
No Allianz Parque, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras contou com gols de Piquerez (2x), Marcos Rocha e Breno Lopes (2x) para golear o Tricolor por 5 a 0. Com a vitória, o time alviverde, então quarto colocado, chegou aos 50 pontos, nove a menos que o líder Botafogo.
O comunicado do dirigente destacou que ‘de acordo com especialistas e inteligência artificial, o jogo foi manipulado por, pelo menos, cinco jogadores do São Paulo’. No entanto, nesta quarta-feira, Textor negou ter acusado diretamente os dois clubes de envolvimento no suposto esquema de manipulação de resultados.
Presença de Evidências Relevantes sobre Esquema de Resultados
Apesar de não ter divulgado publicamente as provas que alegou ter, o profissional afirmou que já entregou-as para os responsáveis. ‘Eu não fiz nenhuma acusação contra o Palmeiras, nenhuma contra o São Paulo. O que eu fiz foi entregar provas de manipulações de resultados que envolvem jogadores. Eu não sei quem fez essas pessoas se envolveram nisso.
Eu não se sei foi alguém específico, esse não é meu trabalho. Estou tentando administrar um clube de futebol. Mas quando isso aconteceu no ano passado e devastou o campeonato (Brasileiro), eu descobri que isso aconteceu também no ano anterior, e teve impacto em outros times diferentes que não têm nada a ver com o Botafogo.
Então sim, eu vou fazer algo a respeito’, apontou o dono da SAF do Botafogo. Embora tenha dito que não chegou a especificar quais times teriam tido supostas vantagens, Textor voltou a, novamente, acusar o Palmeiras de ter sido favorecido, dessa vez ‘matematicamente’.
Fonte: @ Gazeta Esportiva
Comentários sobre este artigo