Solicite a aposentadoria do INSS pela internet. Aprenda em nosso tutorial sobre tempo de contribuição, tipos de aposentadoria e períodos trabalhados no gov.br.
Com o avanço da tecnologia e a modernização dos serviços públicos, muitas pessoas, especialmente os mais velhos, podem não estar cientes de que não é mais necessário se deslocar até uma agência da Previdência Social para solicitar a aposentadoria. Essa mudança simplifica o processo e torna mais acessível para aqueles que buscam se aposentar.
Além disso, a aposentadoria pode ser solicitada de forma online, o que é um grande benefício para aqueles que têm dificuldade em se locomover ou preferem a comodidade de realizar o processo em casa. Isso também pode ser um incentivo para que mais pessoas busquem o seu direito à aposentadoria, que é um momento importante na vida de qualquer trabalhador. Além disso, é importante lembrar que a aposentadoria pode ser um passo para a jubilação, um momento de descanso e lazer após anos de trabalho árduo. É importante planejar com antecedência para garantir um futuro tranquilo.
Entendendo a Aposentadoria pelo INSS
Agora, os contribuintes podem solicitar o benefício de aposentadoria e acompanhar o andamento do pedido no site do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, é fundamental verificar se você atende aos requisitos necessários para a modalidade pretendida, como tempo de contribuição e idade mínima, antes de fazer a solicitação da aposentadoria.
O próprio INSS oferece um simulador que permite calcular o tempo de contribuição necessário e até mesmo o valor do benefício em cada uma das modalidades existentes. Isso ajuda a planejar a aposentadoria de forma mais eficaz.
Solicitar Benefício de Aposentadoria pela Internet
Depois de definir o tipo de aposentadoria, o primeiro passo para dar entrada no pedido é acessar o site ou o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS). Em seguida, siga os seguintes passos:
* Acesse a sua conta gov.br;
* Clique na opção ‘Novo Pedido’;
* Siga para ‘Aposentadorias e CTC e Pecúlio’;
* Escolha o tipo de aposentadoria pretendida;
* Informe os dados do requerente;
* Confirme as informações sobre a aposentadoria;
* Responda as perguntas e anexe os documentos exigidos (esses dados serão usados para analisar o direito ao benefício);
* Confira se os campos obrigatórios foram respondidos;
* Confira os períodos trabalhados ou contribuídos que estão no sistema do INSS;
* Leia a declaração e clique em ‘Confirmar’.
Quando o processo for finalizado, uma simulação de aposentadoria com base nos dados informados vai se abrir. Em seguida, você deve indicar a agência do INSS em que deseja manter e receber o benefício, através da indicação de um CEP. O local poderá ser alterado, a depender das regras do INSS.
Acompanhando o Pedido de Aposentadoria
Você também pode acompanhar o processo sem sair de casa, utilizando o Meu INSS na opção ‘Consultas e Pedidos’. Na área, você consegue ter acesso a todos os pedidos já feitos. Veja o que significa os status:
* Em Análise: o INSS está analisando o seu processo;
* Concluído: o seu processo já foi analisado;
* Em Exigência: o pedido precisa de mais informações ou documentos;
* Cancelado: o seu pedido foi cancelado.
Regras para Aposentadoria por Tempo de Contribuição 2024
Trabalhadores que estão prestes a se aposentar precisam ficar atentos às exigências estabelecidas pela reforma da Previdência que entraram em vigor em 2024. A regra atual exige que mulheres se aposentem com idade mínima de 62 anos, e pelo menos 15 anos de contribuição. Para homens, são 65 anos de idade e 20 de contribuição.
No entanto, para quem já contribuía com o INSS antes da aprovação da reforma, em novembro de 2019, foi criado um regime de transição que prevê alterações todos os anos, até 2031, nas regras para aposentadoria. Isso significa que a pensão e a jubilação podem variar de acordo com a data de contribuição e a idade do trabalhador.
Fonte: @Olhar Digital
Comentários sobre este artigo