Pesquisadores canadenses analisaram progressões de desempenho de atletas em competições de alto nível desde Atlanta 1996.
Diversos elementos contribuem para a conquista da medalha de ouro por um atleta olímpico. Para alcançar esse feito, é necessário muito mais do que apenas habilidade esportiva. O apoio da família, a dedicação aos treinos e a determinação são fundamentais nessa jornada de sucesso do atleta olímpico.
Em meio a uma competição acirrada, o esportista olímpico precisa estar preparado mentalmente para lidar com a pressão e os desafios que surgem a cada momento. A experiência adquirida ao longo dos anos como competidor olímpico pode ser crucial para superar obstáculos e alcançar a vitória almejada. desempenho
Estudo Revela: Quando um Atleta Olímpico Atinge o Auge de Desempenho
Um novo estudo, realizado por estudantes da Universidade de Waterloo, no Canadá, utilizou dados estatísticos para investigar o momento em que um atleta olímpico alcança seu pico de desempenho. A pesquisa, divulgada na edição de julho do Significance Journal da Royal Statistical Society, analisou estatísticas relacionadas ao atletismo, uma modalidade olímpica que engloba corrida, salto, arremesso e provas combinadas.
De acordo com o estudo, os esportistas de atletismo atingem o ápice do desempenho físico por volta dos 27 anos, em média. Após essa idade, há uma probabilidade de apenas 44% de que o pico de um atleta ainda esteja por vir, com o desempenho físico diminuindo a cada ano subsequente, conforme apontado pela pesquisa.
Os competidores olímpicos são submetidos a um conjunto de dados de desempenho de carreira ano a ano, desde os Jogos de 1996, em Atlanta. Esses dados incluem fatores como gênero, nacionalidade, tipo de prova, tempo de treinamento em nível de elite e se o ano é olímpico ou não.
As progressões de desempenho na carreira dos atletas podem ser visualizadas como uma ‘curva de sino’, onde o ponto mais alto representa o evento mais provável em uma série de dados, com o desempenho declinando gradualmente ao longo dos anos. Esse padrão mostra que os atletas se dedicam ao treinamento ao longo de vários anos para alcançar seu melhor desempenho em uma idade específica.
David Awosoga, mestrando em ciência de dados e autor principal do estudo, destaca que as competições de alto nível no atletismo ocorrem principalmente durante as Olimpíadas, o principal palco para os esportistas olímpicos. Ele ressalta a importância de os atletas considerarem estrategicamente quando e como treinar para maximizar suas chances de se qualificar para os Jogos Olímpicos enquanto estão em seu auge pessoal.
Matthew Chow, coautor da pesquisa e estudante de graduação em economia, destaca que, ao saber que um atleta está em ano olímpico, é possível prever seu desempenho esportivo. A pesquisa estabelece variáveis que auxiliam na previsão do pico de desempenho do atleta, ressaltando a importância da conscientização sobre os ciclos olímpicos para otimizar o desempenho esportivo.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo