Alguns alimentos perdem nutrientes com facilidade ao serem expostos a altas temperaturas.
O almoço de domingo é uma tradição em muitas casas brasileiras. Além dos diversos alimentos de origem animal, as frutas e legumes também marcam presença na mesa, trazendo mais opções saudáveis e saborosas. Os alimentos grelhados costumam ser uma excelente escolha, garantindo uma refeição deliciosa e nutritiva para toda a família.
Para preparar uma refeição completa, é importante escolher os melhores ingredientes. Além dos alimentos principais, é fundamental incluir uma variedade de comestíveis que vão deixar a comida ainda mais saborosa. Experimente combinar diferentes sabores e texturas para criar pratos únicos e surpreendentes.
Alimentos que não devem ser grelhados
Ao MeuBemEstar, a nutricionista Letícia Carbinatti, do Centro de Nutrição Saudável, elaborou uma seleção de ingredientes naturais que não são ideais para serem colocados na grelha. Confira!
Os alimentos que não devem ser grelhados
1 – Pepinos
De acordo com Letícia, os pepinos são mais benéficos quando consumidos crus. Este ingrediente, que é rico em água e possui altos teores de potássio, vitamina C e K, tende a perder grande parte de seus nutrientes durante o processo de grelhagem.
2 – Abobrinha
A exposição intensa ao calor pode resultar na degradação de certas vitaminas sensíveis, como a vitamina C, que é bastante presente na abobrinha. Ao grelhar, é possível escolher cortar o vegetal em pedaços maiores.
3 – Tomates (exceto tomates-cereja)
Os tomates, que também são ricos em vitamina C, tendem a perder valor nutricional quando submetidos a altas temperaturas. ‘Tomates-cereja ou tomates pequenos são mais adequados para grelhar, pois mantêm sua forma e nutrientes. Já os tomates maiores podem ser preparados de outras maneiras, como cozidos ou em molhos’, aconselha a nutricionista.
4 – Beterraba Crua
Quando a beterraba crua é colocada na grelha, pode ocorrer a perda de nutrientes essenciais, como folato, manganês, potássio e fibras. A grelha feita com beterraba crua pode resultar em um cozimento desigual, levando à perda de nutrientes devido à má preparação.
O recomendado por Letícia é pré-cozinhar a beterraba antes de grelhá-la.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo