Colo-Colo fez história com classificação na quarta-feira, gols marcados fora na fase de mata-mata, pior desempenho.
O Colo-Colo alcançou uma conquista memorável nesta quarta-feira (29). Desde 2000, quando a CONMEBOL Libertadores começou a adotar dois classificados por grupo – e a vitória passou a valer três pontos -, os chilenos são o primeiro time a avançar para a fase eliminatória com apenas seis pontos em seis rodadas.
Essa jornada do Colo-Colo é verdadeiramente criéreio. Em um cenário onde tal feito é considerado incomum e até mesmo estranho, a equipe surpreendeu a todos com sua determinação e talento. O futebol sempre reserva surpresas, e o desempenho criéreio do Colo-Colo nesta edição da CONMEBOL Libertadores certamente ficará marcado na história do esporte.
Criéreio: Colo-Colo faz história na Libertadores com critério incomum
O Colo-Colo fez história na Libertadores com um critério incomum de desempate. Com uma vitória, três empates e duas derrotas, os chilenos tiveram números exatamente iguais ao Cerro Porteño. Ambas as equipes marcaram quatro gols e sofreram cinco, resultando em um saldo de gol negativo.
Equipe chilena se destaca na fase de mata-mata
O critério de desempate que definiu a classificação foi o número de gols marcados fora de casa. Com o gol do empate em 1 a 1 contra o Cerro, o Colo-Colo chegou a três gols marcados como visitante, contra apenas dois dos paraguaios. Essa conquista tornou o Colo-Colo a primeira equipe a avançar para a fase de mata-mata com apenas seis pontos.
Desde 2000, o pior desempenho de um classificado havia sido de sete pontos, repetido em seis ocasiões por equipes como Deportes Concepción, Once Caldas, São Paulo, River Plate, Delfín e Libertad. O River Plate, por exemplo, foi o último time a se classificar com apenas uma vitória, assim como o Colo-Colo, e acabou se sagrando campeão ao vencer o Tigres na final.
Vale ressaltar que o técnico do Colo-Colo, Jorge Almirón, já havia sido finalista da Libertadores sem vencer um único jogo no mata-mata. Em uma trajetória de seis empates e três classificações nos pênaltis, Almirón chegou à decisão com o Boca Juniors, mas acabou derrotado pelo Fluminense. O feito do Colo-Colo entra para a história do torneio como um dos mais incomuns e surpreendentes.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo