Criminosos usam novo tipo golpe internacional nas redes sociais para faturar no Brasil.
Golpe do WhatsApp é uma armadilha comum no Brasil. Imagem: Depositphotos. Tamanho da letra: -A+A Criminosos estão se passando por cidadãos brasileiros morando no exterior para executar golpes em familiares vivendo no Brasil, incluindo o uso de telefones com DDDs internacionais.
Além disso, há um aumento de fraudes envolvendo transferências bancárias e esquemas de pirâmide financeira. É importante ficar atento e não cair em nenhum ardil. Proteja-se e denuncie qualquer atividade suspeita. Fique alerta para não se tornar mais uma vítima desses golpes.
Alerta: Golpe Internacional em Redes Sociais
Quem revelou o novo tipo de golpe foi o site alemão Deutsche Welle, que conversou com cinco brasileiros vítimas desse ardil (aqui a notícia em português). Só na Renânia do Norte-Vestfália, o estado mais populoso da Alemanha, sete brasileiros relataram ter sido vítimas desse tipo de fraude para as autoridades locais nos últimos seis meses. O esquema é conhecido. Os criminosos usam fotos de redes sociais e entram em contato com familiares ou amigos pedindo transferências de dinheiro por motivos vários. A novidade é o uso de números falsos com os códigos de área de países como Alemanha ou o Reino Unido, o que ajuda a dar credibilidade ao golpe. Não é difícil criar um número internacional. Segundo mostra a DW, existem ferramentas disponíveis online para criar números falsos sem, necessariamente, adquirir um chip, se registrar numa operadora ou ainda sequer sem estar no país a cujo número está vinculado. Essa prática é conhecida como spoofing e se caracteriza pelo uso de tecnologias capazes de alterar o código numérico que identifica um telefone fixo ou móvel, para esconder uma identidade por trás de uma ligação ou mensagem. Atenção para não cair nesse tipo de golpe!
Fonte: @Baguete
Comentários sobre este artigo