Mulher presa por integrar esquema criminoso de tráfico internacional de drogas em aeroporto de SP.
Em São Paulo, SP (UOL/FOLHAPRESS), uma mulher foi detida na quinta-feira (6) por suspeita de envolvimento em um esquema de troca de malas no Aeroporto de Guarulhos (SP). A mulher está sendo investigada por fazer parte de um grupo que substituiu as etiquetas das malas do casal Kátyna Baia e Jeanne Paolini. Elas foram erroneamente presas na Alemanha em 2023 após serem encontradas com 41 kg de cocaína.
A mulher detida, suspeita de participar do esquema no Aeroporto de Guarulhos, está sob investigação pelas autoridades. A troca das etiquetas das malas do casal Kátyna Baia e Jeanne Paolini resultou em sua detenção injusta na Alemanha em 2023. A mulher presa na quinta-feira (6) é apontada como integrante da quadrilha responsável por esse incidente.
Detenção de Suspeita em São Paulo
Uma mulher suspeita foi detida pela Polícia Federal em São Paulo. De acordo com as autoridades, ela estava envolvida em um esquema criminoso e era responsável por despachar as malas com drogas no check-in para outros integrantes da quadrilha. A mulher em questão é considerada a última participante do grupo que ainda estava em liberdade, conforme informado pela polícia.
Desmantelamento de Quadrilha de Tráfico Internacional
O desmantelamento da quadrilha envolvida no tráfico internacional de drogas resultou na prisão de 17 pessoas, incluindo os proprietários da droga e funcionários das empresas que prestavam serviços para companhias aéreas. Entre os detidos estavam as brasileiras Kátyna e Jeanne, que foram capturadas em março de 2023 em Frankfurt, na Alemanha.
Experiência das Detidas em Solo Alemão
Kátyna e Jeanne passaram 38 dias na prisão aguardando a análise das provas pela Justiça alemã. Somente em dezembro, oito meses após deixarem a detenção, as autoridades alemãs as consideraram inocentes. Durante o período em que estiveram sob custódia, as duas mulheres relataram ter sofrido xenofobia e terem sido tratadas com truculência pelas autoridades locais.
Planos de Ação Futuros das Brasileiras
Diante das circunstâncias enfrentadas, Kátyna e Jeanne afirmaram que pretendem processar o governo e a polícia alemã. Elas buscam justiça e esperam que suas queixas sejam devidamente consideradas. A luta das mulheres contra as injustiças que enfrentaram destaca a importância de combater o tráfico internacional de drogas e garantir a proteção dos direitos humanos em todos os níveis.
Fonte: © Notícias ao Minuto
Comentários sobre este artigo