Mercado brasileiro: estratégias para impulsionar vendas, entender motivos de compra e desistência dos consumidores nas interações digitais.
Após a comemoração do Dia do Consumidor e da Páscoa, é chegada a vez de nos prepararmos para o Dia das Mães. Este é um dos dias mais importantes para o comércio brasileiro, sendo comemorado no segundo domingo de maio, neste ano caindo no dia 12. É essencial que as empresas antecipem suas ações para garantir o sucesso das vendas nesta data tão especial.
Com a proximidade do Dia das Mães, muitas pessoas já estão em busca dos melhores presentes para o Dia das Mães. As lojas online e físicas já estão repletas de opções para agradar as mães em seu dia. Esta é uma excelente oportunidade para os consumidores demonstrarem seu amor e gratidão, e para os vendedores aumentarem suas vendas em mais uma data comemorativa. Portanto, não deixe para a última hora e garanta o presente ideal para a sua mãe.
Dia das Mães: Presentes para a data comemorativa estão em alta no mercado brasileiro
Isso ocorre porque 28% dos consumidores já estão em busca de produtos e serviços que possam se tornar excelentes presentes, como indicam os dados revelados na pesquisa ‘Dia das Mães 2024’, divulgada pelo Opinion Box. No entanto, a maioria dos entrevistados (32%) afirmou que iniciará sua procura dentro do prazo de um mês antes da celebração.
Neste ano, 77% dos brasileiros planejam realizar compras para garantir o presente perfeito para a ocasião. Quando questionados sobre as categorias de presentes que irão escolher, 52% dos entrevistados mencionaram que pretendem presentear as mães com itens de moda e acessórios.
Beleza e cosméticos (49%), artigos para casa e decoração (22%), flores (22%) e joias (20%) completam o Top 5 das preferências. Para encontrar os produtos desejados, 42% dos entrevistados pretendem buscar em sites de e-commerce – o principal canal de busca e comparação de preços.
Sites de busca como Google e Yahoo (32%), redes sociais como Instagram (26%) e os aplicativos das lojas (24%) também se destacam como importantes meios de pesquisa por presentes, evidenciando a relevância das estratégias digitais para as vendas deste ano. Os consumidores apontam o que funciona.
Dia das Mães: Consumidores brasileiros e as estratégias para a compra de presentes
Nesse contexto, o e-mail (41%) desponta como o canal de comunicação com o qual os clientes mais interagem, seguido pelos anúncios nas redes sociais (40%), WhatsApp (38%) e notificações de aplicativos (28%). Os anúncios do Google (19%) ocupam a quinta posição. Em meio a diversas opções, alguns critérios se destacam como motivadores para a escolha do local de compra.
64% dos entrevistados apontam ‘bons preços e promoções’ como o fator mais relevante – uma motivação que se sobressai diante das demais. Em segundo lugar, 11% dos consumidores elegem ‘ser uma loja ou marca que conheço’, enquanto 9% preferem ‘comprar online e retirar na loja física’. Os consumidores também indicam os motivos que os levam a desistir de uma compra.
‘Avaliações negativas no site ou nas redes sociais’ surgem como o principal motivo para 49% dos entrevistados abandonarem a compra – mesma porcentagem do motivo ‘taxas de frete ruins’. ‘Falta de confiança na loja ou site’ (46%), ‘prazos de entrega ruins’ (44%) e ‘poucas opções de produtos’ (43%) também são razões citadas neste contexto.
Fonte: @ Mundo do Marketing
Comentários sobre este artigo