Plataforma digital criada durante a pandemia: médicos do RS emitirão documentos digitais Restrito a Cremers, utilizado no Espaço Médico. Em breve, disponível no site do Conselho Regional. (148 caracteres)
Nesta quarta-feira, 8, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou que profissionais de saúde inscritos no Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) estão autorizados, por tempo determinado, a emitir receitas online de medicamentos de uso controlado, como entorpecentes e psicotrópicos, para a população gaúcha, que enfrenta uma das suas piores crises climáticas e restrições no acesso aos serviços de saúde. Essa medida visa facilitar o atendimento às necessidades dos pacientes em meio às dificuldades enfrentadas no estado.
O procedimento deve ser realizado por meio de uma plataforma digital desenvolvida pelos Conselhos Regionais de Medicina do Brasil em abril de 2020, durante a pandemia de covid-19, e já registra a emissão de mais de 5 milhões de documentos. Essa iniciativa demonstra o compromisso das autoridades de saúde em garantir o acesso aos tratamentos necessários, mesmo diante de desafios sem precedentes, como a atual situação vivenciada no Rio Grande do Sul, onde a população enfrenta nenhum precedente para lidar com a situação.
Facilitando o Acesso dos Médicos à Plataforma Digital durante a Pandemia de Covid-19
Durante a pandemia de covid-19, o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) tem se destacado ao promover o uso de uma ferramenta digital inovadora. Essa plataforma, que pode ser utilizada por médicos registrados no Cremers, visa garantir maior facilidade de acesso àqueles que lidam com medicamentos controlados.
A emissão de receitas digitais por meio dessa ferramenta é uma iniciativa que traz benefícios significativos, especialmente para pacientes psiquiátricos e oncológicos. A possibilidade de prescrição e rastreabilidade dos medicamentos dispensados é fundamental durante este período desafiador.
O presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, enfatizou a importância desse avanço: ‘A emissão de receitas para medicamentos de controle especial vai beneficiar principalmente aqueles pacientes que foram afetados pelas enchentes’. Essa ação demonstra o compromisso do Cremers em auxiliar a população, mesmo diante de adversidades.
O acesso à plataforma digital do Cremers é simples e prático. Os médicos gaúchos registrados podem utilizar o ‘Espaço Médico’ no site do Conselho Regional para emitir as receitas digitais. Além disso, em breve, a emissão estará disponível também por meio de um aplicativo do Conselho de Medicina, ampliando ainda mais a comodidade e eficiência desse processo.
Nesse contexto, a utilização dessa ferramenta digital se torna essencial para garantir a continuidade do tratamento dos pacientes que necessitam de medicamentos controlados. Com a tecnologia a serviço da saúde, o Cremers reafirma seu compromisso com a qualidade e segurança no atendimento médico, mesmo em tempos desafiadores como os atuais.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo