Nespresso e startup Zèta fazem parceria para criar calçados com 80% de itens reciclados, usando componentes favoritos do programa de coleta.
Tênis é produzido com borra de café e outros materiais reciclados Imagem: Divulgação/Zèta Estiloso, sustentável, vegano e feito de borra de café. Esse é o novo Tênis RE da marca francesa de moda upcycling Zèta, que será introduzido em colaboração com a Nespresso no Brasil. O novo calçado é fabricado com 80% de elementos reciclados.
O lançamento do Tênis RE da Zèta representa um passo importante em direção a um futuro mais sustentável e ecológico. Com a utilização de materiais reciclados, o calçado se destaca como uma opção amiga do ambiente e consciente. A parceria entre Zèta e Nespresso reforça o compromisso com a produção de moda sustentável e inovadora, contribuindo para um mundo mais verde e consciente.
Marca francesa lança novo modelo sustentável de calçado com elementos ecológicos
Embora a marca francesa assegure que o novo modelo não possui o cheirinho característico do fruto que resulta em uma das bebidas favoritas dos brasileiros, garante que a borra do café está presente na sola e demais componentes do calçado. A parceria da Nespresso, reconhecida por seu compromisso com a sustentabilidade, foi estabelecida para comemorar o Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em maio. A Nespresso já mantém um programa de coleta de cápsulas de café, com mais de 200 pontos distribuídos pelo Brasil, para garantir a reciclagem adequada desses materiais.
De acordo com Fernanda Gobbo, responsável pela Sustentabilidade da Nespresso Brasil, parcerias estratégicas como essa são fundamentais para dar um novo propósito a esses resíduos, fortalecendo o compromisso social e sustentável da empresa. Além da borra do café, proveniente das cápsulas, o modelo Zèta Moka também utiliza látex recuperado, cortiça e plástico reciclado em sua produção, realizada em uma oficina familiar em Portugal. A embalagem do produto é confeccionada com juta recuperada e papel reciclado, reforçando o compromisso ecológico da marca.
Na empresa brasileira, a borra do café é aproveitada na compostagem pelo programa Nespresso Hortas, um projeto de economia circular que oferece uma alternativa de adubo para pequenos agricultores da região de Parelheiros, em São Paulo. Essas iniciativas destacam o esforço das empresas em adotar práticas sustentáveis e amigas do ambiente, contribuindo para um futuro mais sustentável e consciente. Confira outras empresas no Brasil que buscam o título de ‘Carbono Zero’.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo