Cardiologo encontrado morto, viagem sul ajudar vítimas chuva. Infarto fulminante, mal súbito, gravar saúde, não diagnosticadas, arritmia ventricular, descompensação, alta glicemia, parada cardíaca, arritmia súbita. Predisposição.
O médico cardiologista Leandro Medice, de 41 anos, foi encontrado sem vida, de forma inesperada, na manhã de segunda-feira (13), em um abrigo de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Segundo relatos da família, Leandro foi vítima de um infarto fulminante, que pode ser relacionado a um mal súbito, enquanto descansava. O profissional da saúde residia em Vila Velha, no Espírito Santo, e deslocou-se para o Sul do país para prestar auxílio às vítimas das enchentes.
A notícia da morte súbita do doutor Leandro Medice chocou a comunidade médica e seus pacientes, que o descrevem como um profissional dedicado e atencioso. Sua partida repentina deixa um vazio irreparável entre aqueles que admiravam sua competência e humanidade. A lembrança de seu legado permanecerá viva, mesmo diante da tristeza pela perda inesperada.
Ocorrência de Mal Súbito e suas Manifestações
Ele era extremamente saudável, sempre zelando pela sua saúde. Nunca havia tido qualquer histórico de problemas de saúde. Ainda estou incrédulo com o que se sucedeu. Quando me deram a notícia, inicialmente pensei que fosse uma brincadeira. ‘Ele estava lá para auxiliar as pessoas e então essa tragédia aconteceu’, desabafou João Paulo Martins, esposo de Leandro, em uma entrevista ao G1.
Entendendo o Mal Súbito e seus Sinais
Vamos compreender o que é, como se desencadeia o mal súbito e os indícios que podem acompanhar esse fenômeno.
O que é o mal súbito? O mal súbito é uma ocorrência inesperada e grave em indivíduos aparentemente saudáveis que, em certos casos, possuem condições de saúde não diagnosticadas. Segundo Alexsandro Fagundes, cardiologista e líder da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas, o mal súbito pode se manifestar em um acidente vascular cerebral, descompensação de uma glicemia, arritmia ventricular, dentre outras condições.
Manifestações e Predisposição ao Mal Súbito
Sob a perspectiva cardiológica, quando se menciona o mal súbito, podemos estar nos referindo a uma parada cardíaca, a uma arritmia súbita grave potencialmente fatal, ocasionando a perda de consciência do indivíduo. Qualquer pessoa pode estar suscetível a sofrer um mal súbito. No entanto, o especialista ressalta que pacientes com histórico familiar ou diagnóstico de doenças cardiovasculares apresentam uma maior propensão. ‘Esses indivíduos necessitam de uma atenção especial na prevenção cardiovascular, pois possuem no coração alguma condição predisponente a uma arritmia perigosa’, destaca.
Sinais e Sintomas do Mal Súbito
Na maioria dos casos, o paciente não exibe sinais anteriores ao mal súbito, manifestando sintomas de maneira repentina e intensa. Contudo, entre os pacientes que apresentam sintomas, podem surgir: Perda de consciência, Mal-estar geral, Respiração acelerada, Fadiga, Batimentos cardíacos acelerados e Dor no peito.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo