Estádio lendário de futebol em Londres, palco absoluto da final da Liga dos Campeões, recorde de decisões, gigante da capital.
Reconhecido como um dos mais icônicos estádios de futebol do mundo e considerado o principal palco esportivo da Europa, Wembley está preparado para sediar outra final da Champions League. A aguardada partida deste sábado, envolvendo Real Madrid e Borussia Dortmund, marcará a oitava decisão do torneio no lendário Wembley – um feito histórico que eleva ainda mais a reputação do local.
Com sua imponente estrutura e história rica, o estádio de futebol Wembley se destaca como o palco de finais memoráveis e emocionantes. A atmosfera única e a magnitude do Wembley tornam cada jogo uma experiência inesquecível para jogadores e torcedores, consolidando sua posição como um dos locais mais emblemáticos do esporte mundial.
Wembley: O Gigante da Capital como Palco de Finais Lendárias
Das 68 finais já realizadas na história da Liga dos Campeões, sete foram no gigante da capital inglesa – outros estádios receberam no máximo quatro decisões até hoje. A primeira delas foi em 1963, e a última, há 11 anos, em 2013, em confrontos espalhados por quatro décadas diferentes (veja o histórico de finais abaixo).
Wembley: O Estádio Mais Importante para as Finais da Liga dos Campeões
Lista dos estádios que já receberam finais de Champions: Wembley (Londres, Inglaterra) – 7 finais Heysel (Bruxelas, Bélgica) – 4 Olímpico de Roma (Roma, Itália) – 4 San Siro (Milão, Itália) – 4 Santiago Bernabéu (Madri, Espanha) – 4 Ernst-Happel (Viena, Áustria) – 4 Hampden Park (Glasgow, Escócia) – 3 Olímpico de Atenas (Atenas, Grécia) – 3 Olímpico de Munique (Munique, Alemanha) – 3 Parque dos Príncipes (Paris, França) – 3 Stade de France (Saint-Dennis/Paris, França)- 3 Arena de Stuttgart (Stuttgart, Alemanha) – 2 Ataturk (Istambul, Turquia) – 2 Camp Nou (Barcelona, Espanha) – 2 De Kuip (Roterdã, Holanda) – 2 Estádio da Luz (Lisboa, Portugal) – 2 Arena de Munique (Munique, Alemanha) – 1 Arena do Schalke (Gelsenkirchen, Alemanha) – 1 Estádio do Dragão (Porto, Portugal) – 1 Johan Cruijff Arena (Amsterdã, Holanda) – 1 Luzhniki (Moscou, Rússia) – 1 Metropolitano (Madri, Espanha) – 1 Nacional de Lisboa (Lisboa, Portugal) – 1 Nacional do País de Gales (Cardiff, País de Gales) – 1 Old Trafford (Manchester, Inglaterra) – 1 Olímpico de Amsterdã (Amsterdã, Holanda) – 1 Olímpico de Berlim (Berlim, Alemanha) – 1 Olímpico de Kiev (Kiev, Ucrânia) – 1 Rajko Mitic (Belgrado, Sérvia) – 1 Ramon Sanchez Pizjuán (Sevilha, Espanha) – 1 San Nicola (Bari, Itália) – 1 Wankdorf (Berna, Suíça) – 1
Tantas decisões no estádio, inaugurado em 1923 e depois reconstruído em 2007, fazem de Londres a cidade que mais recebeu finais de Champions até agora, caminhando para a oitava decisão. Atrás da capital inglesa está Paris, na França, com seis jogos decisivos – somando com aqueles no Stade de France, em Saint-Dennis, ao lado da capital francesa. Madri, na Espanha, vem em terceiro no ranking, à frente de Bruxelas (Bélgica), Milão (Itália), Munique (Alemanha) e Roma (Itália), com quatro.
Das sete finais disputadas em Londres, cinco ocorreram no ‘Velho Wembley’, como os ingleses chamam o estádio original, que foi fechado em 2000. Poucos anos depois, o palco histórico foi totalmente demolido para a construção de uma nova arena. As obras duraram entre 2003 e 2007, com a construção de um estádio que manteve o nome antigo. O ‘Novo Wembley’ passou a ter um enorme arco, que passou a ser sua marca – e recebeu duas finais de Champions, prestes a abrigar a terceira.
Nesses tantos encontros, curiosamente, o maior vencedor da história da Champions nunca esteve presente: o Real Madrid jamais decidiu o torneio em Wembley. O time espanhol, sendo assim, é o único da galeria dos maiores campeões que não conseguiu
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo