Surto de gripe atinge rebanhos leiteiros em 11 estados dos EUA; testagens a pedido revelam infectados em produção de leite de mamíferos.
O surto de gripe aviária em rebanhos de vacas leiteiras foi confirmado em Minnesota e Iowa, nos Estados Unidos, elevando para 11 o número total de estados afetados, que devem intensificar as testagens a pedido do governo.
Os criadores de aves estão preocupados com a possibilidade de contaminação pelo vírus da influenza H5N1, que pode se espalhar rapidamente entre os rebanhos. Medidas de prevenção estão sendo tomadas para evitar a propagação da gripe entre os animais.
Gripe Aviária: Impacto nos Rebanhos Leiteiros e Testagens
Mais de 80 rebanhos leiteiros e três trabalhadores testaram positivo para o vírus da gripe desde o final de março. Outros estados que relataram rebanhos infectados incluem Colorado, Idaho, Kansas, Michigan, Novo México, Carolina do Norte, Ohio, Dakota do Sul e Texas.
Preocupações com a Propagação da Gripe Aviária entre os Rebanhos
Cinco estados dos EUA registraram mortes de vacas infectadas com influenza aviária. No México, um paciente com gripe aviária morreu de doença crônica, não do vírus. Autoridades de saúde alertam para o risco da gripe aviária se espalhar entre os rebanhos de mamíferos.
Alerta para Alterações do Vírus H5N1 e sua Propagação
Os cientistas estão em alerta para possíveis alterações do vírus H5N1, indicando sua adaptação para se espalhar mais facilmente entre os seres humanos. A gripe aviária tem causado infecções graves ou fatais em pessoas que tiveram contato com aves infectadas.
Relação da Gripe Aviária H5N2 no México com Infecções Humanas
A Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou a morte de uma pessoa no México infectada com o vírus da gripe aviária H5N2, sendo o primeiro caso desse tipo em humanos. Ainda não está claro como a pessoa foi infectada, mas autoridades estão investigando.
Situação Atual do Surto de Gripe Aviária em Bovinos
A extensão total do surto de gripe aviária em bovinos permanece desconhecida, podendo ser mais abrangente do que o documentado. Fragmentos do vírus H5N1 foram detectados em amostras de leite nos EUA, levantando preocupações sobre a possibilidade de transmissão para humanos.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo