Manifestantes bloqueiam rodovia em protesto pelo clima. Polícia alemã intervém para garantir a ordem pública.
Greta Thunberg, conhecida ativista climática, foi novamente alvo de repressão policial durante um protesto pelo clima em Haia, na Holanda, no último sábado (6). Segundo informações da agência de notícias Reuters, a jovem e outros manifestantes foram detidos após tentarem bloquear uma rodovia local, sendo encaminhados para um ônibus pelas autoridades.
O protesto de Greta Thunberg e seus companheiros ativistas demonstra a urgência da ação política em relação às mudanças climáticas. É essencial que a sociedade civil se una em prol de protestos pacíficos e conscientes, a fim de pressionar os governos e empresas a adotarem medidas efetivas para combater esse problema global. Juntos, podemos fazer a diferença e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações.
Protesto de Greta Thunberg durante detenção
Em imagens adquiridas pela Reuters, é possível observar a ativista dialogando e sorrindo com outro manifestante após ser presa, já dentro do veículo. (Confira fotos abaixo) O mesmo trecho viário já foi interrompido em várias outras manifestações nos últimos meses por pessoas que demandam o término dos auxílios aos combustíveis derivados de substâncias fósseis.
Em outras situações, os indivíduos também foram detidos pela polícia e transportados de ônibus para outras regiões da cidade, a fim de dispersar o protesto, sem grandes consequências adicionais. Essa não é a primeira vez que Greta enfrenta desafios com as forças de segurança durante seus atos de protesto.
Tempos atrás, um tribunal de Londres retirou acusações de tumulto da ordem pública contra a ativista sueca, em um caso que ocorreu em 17 de outubro de 2023, em uma manifestação contra a indústria de hidrocarbonetos. Também no ano passado, em março, Greta foi retirada de um edifício do governo da Noruega pela polícia.
Nessa ocasião, ela e outros manifestantes protestavam no local contra a implementação de parques eólicos em áreas pertencentes a povos nativos no interior do país. Em janeiro do mesmo ano, ela foi detida pela polícia alemã durante uma manifestação contra a demolição de uma vila para a reativação de uma mina de carvão.
Ela e outras pessoas presentes no protesto foram conduzidas até um ônibus e levadas por agentes para uma verificação de identidade. Naquele momento, a polícia alemã foi acusada de contribuir para a promoção de Greta, com alegações de que a detenção teria sido orquestrada para que fosse captada pelas câmeras. As autoridades refutaram essa afirmação.
Greta alcançou renome mundial em 2018, quando tinha 15 anos, com suas ‘greves escolares pelo clima’. Desde então, ela participou de diversos protestos em prol de políticas que visam combater as causas das mudanças climáticas. Em 2019, foi eleita como ‘pessoa do ano’ pela revista Time.
A ativista já fez discursos nas Nações Unidas e teve reuniões com líderes de Estado, além de inspirar movimentos estudantis em todo o mundo em relação às questões ambientais.
Confira imagens de Greta Thunberg no protesto em Haia
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo