Jovens exploram processos de fabricação de roupas de streetwear, descobrindo marcas e fornecedores. Quiet luxury contrasta com urbano, classificando marcas. Ex-proprietários revelam bastidores através de plataformas. Conheça artesanato e side of manufacturing em negócios de moda.
O empreendedor e antigo dono de uma marca de streetwear – moda urbana casual -, William Lasry, tem produzido conteúdo sobre moda, avaliando sneakers e mostrando seu look do dia no YouTube, por uma década, para diversos milhares de seguidores da Geração Z. Em 2022, ele migrou para o TikTok e compartilhou um vídeo direto da fábrica onde a Supreme fabrica seus moletons. Rapidamente, alcançou meio milhão de visualizações, conquistando a atenção da Geração Z.
Neste momento da nova geração, é interessante observar como as gerações criadas anteriormente consomem conteúdo de moda. William Lasry é um exemplo de adaptação à era atual, migrando de plataformas e mantendo o interesse da geração atual. Sua influência se destaca entre os jovens da geração nova, que buscam por conteúdo autêntico e relevante.
Geração Z: A Nova Fascinação pela Fabricação de Moda
Percebendo o potencial, o designer estabeleceu a meta de postar um vídeo todos os dias, durante 60 dias, sobre os locais onde as marcas fabricam seus produtos. Lasry, agora, tem quase meio milhão de seguidores no TikTok e seu conteúdo atraiu 5,4 milhões de curtidas. Lasry faz parte de uma safra emergente de criadores de conteúdo sobre a produção de moda a partir de vídeos exibindo as fábricas e classificando marcas populares com base em seus fornecedores. Nesta lista, estão incluídas outras contas, como Imprint Genius, Labwear Studio e Garment Circle. Esses influenciadores buscam atender a uma mudança de paradigma na moda: o conhecimento sobre a fabricação e a procedência da cadeia de suprimentos, que está se tornando um novo símbolo de status, à medida que consumidores perdem o interesse por logotipos em favor do quiet luxury e do casual urbano.
Como uma geração criada na era do streetwear, a Geração Z são verdadeiros conhecedores e arquivistas ávidos que valorizam o conhecimento, a exclusividade, a comunidade e o artesanato, diz Marta Indeka, analista sênior de Previsão Estratégica da consultoria The Future Laboratory, sobre a nova fascinação da Geração Z pelo conteúdo sobre fabricação. De certa forma, você poderia dizer que saber é o novo possuir, o que explica o apetite por conteúdo focado em fabricação e artesanato online, analisa Marta. Muitos dos interessados nesse tipo de conteúdo lideram marcas nascentes ou sonham em abrir um negócio de moda e querem aprender como funciona o side of manufacturing.
‘Todo mundo adora ver os bastidores’, comenta o fundador da Imprint Genius, Isaac Hetzroni. ‘Desde um vídeo de GRWM – que, em português, significa ‘arrume-se comigo’ – até um ‘dia na vida’, tudo atinge o mesmo fascínio. Mas esse interesse é ampliado com este tema, pois mostra os bastidores da criação de uma marca, que é um sonho de muitos, fazendo com que pareça possível e verdadeiramente ao alcance’, observa Hetzroni.
Fabricantes avaliados
Em novembro de 2022, Lasry fundou a Glass Factory, uma plataforma que apresenta fabricantes avaliados por uma equipe com base em várias considerações, incluindo certificações, marcas com as quais trabalham, estilo de gestão e como tratam seus colaboradores. Até agora, a Glass Factory visitou fábricas na Colômbia e na China, com previsão de visitar Portugal e Itália este ano. O conteúdo é geralmente focado nos estabelecimentos que podem ser recomendados às marcas, embora também destaque alguns locais que usam práticas abaixo do padrão por meio de seu sistema de classificação.
Nas redes sociais da Glass Factory (Instagram, TikTok, YouTube), vídeos de suas visitas às fábricas e conversas com fornecedores em feiras comerciais acumularam mais de 100 milhões de visualizações. Desde janeiro de 2023, o número de seguidores do Instagram da Glass Factory mais que dobrou para 387 mil, e sua conta no TikTok triplicou para 487 mil. Sua base de inscritos no YouTube cresceu de 5 mil para 228 mil. ‘Essas informações são essenciais para a nova geração de consumidores, que valoriza a transparência e a autenticidade nas marcas que escolhem apoiar’, destaca Lasry.
Fonte: @ Mercado e Consumo
Comentários sobre este artigo