Fim da tarde na capital chama atenção pela qualidade do ar. Imagens de agência mostram ação do vento. Alerta máximo para focos ativos.
Fumaça de queimada do interior ‘invade’ a cidade de São Paulo Foto: SUAMY BEYDOUN O céu da cidade de São Paulo foi tomado pela fumaça das queimadas do interior do Estado no fim da tarde desta sexta-feira, 23. O fenômeno chamou a atenção dos moradores e foi registrado por imagens. Publicidade Receba as principais notícias direto no WhatsApp!
A fumaça das queimadas do interior do Estado causou impacto na qualidade do ar da cidade de São Paulo, afetando a saúde dos cidadãos. A presença constante da fumaça no céu alerta para a gravidade do problema ambiental das queimadas, exigindo medidas urgentes para sua contenção. A conscientização sobre os danos causados pela fumaça é fundamental para a preservação do meio ambiente e da saúde pública.
Fumaça das queimadas afeta qualidade do ar em São Paulo
De acordo com informações da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), na última atualização das 21h, somente o bairro de Itaquera, localizado na zona leste da capital paulista, apresentava ar com boas condições. Nas demais estações de monitoramento, a qualidade era classificada como ‘moderada’ ou ‘ruim’. A fumaça das queimadas, proveniente do interior do estado, era visível e preocupante.
Situação crítica: fumaça se espalha pela cidade
As imagens de agência de tempo e clima do governo dos Estados Unidos, solicitadas pela MetSul, mostraram a fumaça das queimadas se deslocando pela ação do vento norte pré-frontal. A situação era alarmante e demandava ação imediata das autoridades.
Gabinete de crise e alerta máximo para incêndios
O governo de São Paulo tomou medidas urgentes diante dos incêndios florestais que assolavam diversas cidades do interior. Com base no monitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Defesa Civil, foi constatado que 30 municípios estavam em alerta máximo para grandes queimadas, com focos ativos de incêndio. A situação resultou na interdição parcial e total de várias rodovias, exigindo atenção redobrada dos motoristas.
Rodovias interditadas e municípios em risco
Diversas rodovias concedidas e estaduais foram afetadas, com interdições totais e parciais em diferentes trechos. Municípios como Araraquara, Jaú, Piracicaba e outros estavam em alerta máximo para incêndios, enquanto a fumaça das queimadas continuava a se propagar, impactando a qualidade do ar em toda a região. A ação do vento era um fator determinante na disseminação dos focos ativos, exigindo uma resposta eficaz das autoridades para conter a situação.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo