Maior mobilização recursos para prevenção e resposta, garantindo acesso a produtos. Modelo de força de trabalho para enfrentar impactos das mudanças climáticas.
A Equipe de Finanças e Saúde se reuniu na quarta-feira (19) para a segunda reunião do grupo. Durante o encontro, foi debatida a importância de investimentos financeiros na área da Saúde em nações com dívidas em crescimento, assim como a influência das doenças de determinação social. Além disso, foram abordadas estratégias de preparação, prevenção e resposta a pandemias.
Em relação ao bem-estar da população, a Força-Tarefa também considerou a relevância da higiene e da sanidade como medidas preventivas essenciais. A busca por soluções que promovam a Saúde e o bem-estar da sociedade foi um dos pontos destacados durante a reunião, evidenciando a necessidade de ações integradas e eficazes nesse sentido.
Saúde: Prioridade na Condução do Grupo
Os temas relacionados à Saúde são prioritários na condução do grupo. A equidade na Saúde é uma das prioridades do Grupo de Trabalho de Saúde e um princípio transversal a todas as discussões que promovemos. Da Saúde digital à garantia de acesso a produtos de Saúde para doenças negligenciadas, das mudanças climáticas e os seus impactos na Saúde até à força de trabalho e ao modelo de Uma Só Saúde, temos de combater as desigualdades e proteger as populações mais vulneráveis, afirmou, durante a reunião, Rafaela Batista Brunale, chefe da Divisão de Temas Multilaterais da Assessoria Internacional do Ministério da Saúde.
Bem-Estar e Sanidade: Pilares da Mobilização de Recursos
O encontro contou com a presença de representantes dos Ministérios da Fazenda, da Saúde e o das Relações Exteriores. A abertura das discussões foi realizada pela embaixadora Tatiana Rosito, coordenadora da Trilha de Finanças do G20 e secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda. É encorajador observar o progresso alcançado até o momento. Nossos esforços coletivos resultaram em avanços com a organização bem-sucedida de várias entregas, que nos proporcionam perspectivas valiosas. Enquanto celebramos esses marcos, não devemos esquecer que nossa jornada não terminou, destacou a embaixadora.
Higiene e Prevenção: Fundamentais para a Resposta Global
O impacto dos determinantes sociais no acesso à Saúde e o acesso integral e equitativo aos serviços de Saúde para as populações mais pobres também foram temas de debates no terceiro encontro do Grupo de Trabalho da Saúde do G20, em Salvador (BA). O encontro teve lugar no início de junho. O Grupo dos 20 (G20), fórum de cooperação econômica que reúne as principais potências econômicas do mundo, será presidido pelo Brasil até novembro de 2024. Os assuntos prioritários estabelecidos pelo governo brasileiro incluem o combate à fome, pobreza e desigualdade, as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental) e a reforma da governança global. Ministério da Saúde, com informações do Ministério da Fazenda.
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo