Práticas sustentáveis em rede social geram engajamento: ambientais, práticas de sustentabilidade, comunidades, líderes locais, negócios expandidos, atendimento digital, compras interativas, desafios operacionais, modelos comerciais, vendas, informações financeiras.
ESG é um termo cada vez mais relevante no mercado atual, sendo essencial para as empresas se destacarem e conquistarem a confiança dos consumidores. No setor supermercadista brasileiro, a importância das práticas ambientais e do engajamento social tem sido evidenciada, com os consumidores demonstrando maior interesse por marcas que adotam medidas sustentáveis. De acordo com o Buzzmonitor, as pautas relacionadas ao ESG têm impactado diretamente no comportamento dos clientes, influenciando suas escolhas de compra.
A responsabilidade social das empresas é um tema em constante evolução, refletindo a necessidade de uma atuação mais consciente e alinhada com as demandas da sociedade. No contexto do setor supermercadista, a integração de práticas sustentáveis e a promoção do engajamento social são estratégias essenciais para construir uma imagem positiva perante os consumidores. O ESG não é apenas uma tendência passageira, mas sim um pilar fundamental para a construção de marcas sólidas e alinhadas com as expectativas do mercado atual.
ESG nas Redes de Supermercados
As redes analisadas – Carrefour, Assaí Atacadista, Mateus Supermercados, Grupo Pão de Açúcar e Supermercados BH – foram escolhidas por terem os maiores faturamentos, de acordo com a Abras. O relatório revelou que, entre todos os posts analisados, os temas com mais conversas refletiam a preocupação com o envolvimento social direto, a valorização dos clientes em relação à sustentabilidade e iniciativas de apoio à comunidade local.
Os posts com maior engajamento mencionavam o aumento do consumo de produtos orgânicos e a crescente conscientização sobre saúde e sustentabilidade; maratona de reciclagem; apoio a lideranças comunitárias; disponibilização de pontos de coleta para campanha do agasalho e o compromisso da marca com a redução do desperdício de alimentos.
Além disso, destacaram-se em engajamento posts com notícias de faturamento do setor e apoio em evento sobre segurança digital. A expansão das redes de supermercados é vista positivamente, mas com cautela. As expansões das redes de supermercados aparecem repetidas vezes entre os pontos positivos abordados pelo público nas menções, principalmente relacionadas ao Mateus Supermercados, Assaí Atacadista e Supermercados BH.
A presença e o impacto positivo dessas novas inaugurações em comunidades locais foram os pontos de destaque das menções do público, bem como as estratégias locais e regionais para a expansão de operações no Brasil. Por outro lado, o tema também aparece com recorrência entre os pontos negativos, com preocupações do público sobre os desafios operacionais e a estratégia de diversificação para atacarejo e varejo, além de críticas ao modelo de negócio.
Oportunidades estão claras no ESG
O atendimento digital, especialmente via WhatsApp, além das interações entre lojas físicas e ambiente online, foram enfatizados pelos clientes, que elogiaram a conveniência e acessibilidade dos serviços nas menções aos Supermercados BH. Este tópico esteve entre os principais assuntos positivos relacionados à marca e reflete a adaptação da rede de supermercados às demandas modernas de atendimento, oferecendo múltiplos canais de comunicação.
Problemas com a experiência de compra são pontos negativos em quase todas as redes de supermercados. Entre os pontos negativos mais recorrentes citados pelo público nas menções aos cinco supermercados analisados, todos eles traziam experiências ruins de compra, com exceção do Grupo Mateus. Os posts sobre o Assaí Atacadista e o Grupo Pão de Açúcar são aqueles com mais reclamações do tipo, aparecendo nos três assuntos negativos mais recorrentes.
As menções ao GPA trazem conflitos e problemas relacionados com serviços e produtos, focando em dificuldades e frustrações dos consumidores, além de problemas com qualidade e atendimento e dificuldades em realizar compras. Já as menções ao Assaí Atacadista trazem reclamações específicas sobre produtos e serviços, frequentemente associadas a experiências insatisfatórias dos clientes. Há também críticas relacionadas à infraestrutura, higiene, manutenção e condições.
Fonte: @ Mundo do Marketing
Comentários sobre este artigo