Brasileiro excluído de Libertadores e Sul-Americana, polêmicas decisões em partida Nacional-URU x River Plate. CONMEBOL, torneios continentais, árbitros, auxiliares, quartos-de-final, VAR, análises, classificação antecipada. Lozano, empurrões, cartão amarelo, VAR, Olé, Diário, Argentina.
Depois de se envolver em polêmicas arbitragens na partida entre Nacional-URU e River Plate, no empate em Montevidéu por 2 a 2 na última semana pela CONMEBOL Libertadores, Anderson Daronco ficou de fora das escalações dos árbitros controversos para a próxima rodada do principal torneio continental e da Sul-Americana. A decisão foi tomada após intensas discussões sobre a atuação do árbitro, que gerou controvérsias entre os times e torcedores.
Ao todo, 30 partidas – excluindo as de Grêmio e Internacional adiadas por conta da tragédia no Rio Grande do Sul – irão compor as rodadas dos dois torneios, com 240 eleitos para árbitrage, auxiliares, quartos árbitros, VAR e auxiliares do VAR. A disputa pela escolha dos árbitros tem sido intensa, com a decisão final sendo aguardada com grande expectativa pelos envolvidos no mundo do futebol sul-americano.
Polêmica na arbitragem: Nacional-URU contra River Plate
O confronto entre Nacional-URU e River Plate foi marcado por uma polêmica envolvendo a arbitragem. Segundo informações do Diário Olé, da Argentina, o árbitro Anderson Daronco não foi designado para apitar a partida, levantando questionamentos sobre sua atuação. A situação se tornou ainda mais controversa quando, aos 14 minutos do segundo tempo, Lozano cometeu uma entrada dura em Aliendro, resultando em uma confusão entre os jogadores das duas equipes.
Os ânimos se exaltaram e empurrões foram trocados, culminando na exibição de um cartão amarelo para Lozano por parte de Daronco. No entanto, a decisão foi contestada pelos jogadores do River Plate, que pediram a intervenção do VAR para revisar a jogada e possivelmente aplicar um cartão vermelho ao jogador do Nacional-URU.
Após análise do lance, Daronco optou por manter sua decisão inicial, mantendo Lozano em campo. Com a igualdade numérica, o Nacional-URU conseguiu buscar o empate com dois gols de Gonzalo Carneiro, frustrando as chances de classificação antecipada do River Plate para as oitavas de final da Libertadores. Com a liderança do grupo H em jogo, a situação se tornou ainda mais disputada, com o time argentino somando 10 pontos, seis à frente do terceiro colocado Libertad, faltando duas rodadas para o término da fase de grupos do torneio continental.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo