Aposentados e pensionistas podem bloquear benefício no app Meu INSS. Bancos oferecem ferramentas próprias: alternativa, recurso, empréstimo, golpes.
Hoje em dia, no Brasil, 48% dos cidadãos veem o empréstimo consignado como uma opção vantajosa e 90% têm ciência da disponibilidade desse serviço, de acordo com um estudo recente realizado pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC). Mesmo com essa alta popularidade do produto, é fundamental que os consumidores estejam atentos a possíveis fraudes e golpes que possam ocorrer.
Quando se trata de crédito consignado, é importante verificar sempre a autenticidade das instituições financeiras e nunca fornecer informações pessoais ou bancárias por telefone ou e-mail. Além disso, é aconselhável manter um monitoramento regular das movimentações em sua conta para identificar qualquer atividade suspeita rapidamente.
Medidas de Segurança na Contratação de Empréstimo Consignado
A contratação e a autorização de empréstimo consignado só podem ser feitas de forma expressa, por escrito ou por meio eletrônico (aplicativo), não sendo permitida a contratação por telefone. No entanto, é justamente o telefone que tem sido amplamente utilizado para aplicar golpes de contratação de recursos junto aos bancos.
Em uma mesma semana, na cidade do Rio de Janeiro, duas falsas centrais telefônicas usadas para ligar para as vítimas e roubar dados bancários foram fechadas pela Polícia Civil. Uma terceira foi fechada na baixada fluminense, conforme noticiou a TV Globo. Não há dados específicos sobre esse tipo de ocorrência junto ao Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. A Febraban também não dispõe de levantamento sobre esse antigo problema, mas defende que há esforços para conter os golpes que se valem de engenharia social para enganar as pessoas e, com isso, fazer empréstimos indevidos em nome de aposentados e pensionistas.
Em parceria com o INSS, estão sendo implementadas medidas para melhorar os processos de pagamento do benefício e de concessão do crédito, a fim de evitar que os fraudadores abordem o beneficiário antes mesmo dele conseguir a primeira parcela da aposentadoria. Além disso, a parceria com a Polícia Civil está sendo ampliada para que o recebimento de inquéritos sobre esses casos seja mais assertivo, como afirmou Walter Faria, diretor Adjunto de Operações.
Da porta para dentro dos bancos, o orçamento total destinado a aspectos de prevenção de fraudes e segurança será de cerca de R$ 5 bilhões em 2024. Isso representa aproximadamente 10% dos R$ 47,4 bilhões que serão destinados para tecnologias, englobando despesas e investimentos, segundo a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024. O percentual investido tem sido o mesmo dos últimos anos, e a Febraban avalia que os valores são expressivos para o sistema bancário tentar mitigar essas ocorrências.
Mesmo com os esforços, a entidade reconhece que está sempre ‘enxugando gelo’ em relação a golpes envolvendo a contratação de empréstimo consignado. ‘Estamos sempre enxugando gelo, já que é necessário sempre pesquisar quais novas práticas estão sendo usadas. Os golpistas procuram todos os meios para ter dados das vítimas’, destaca Faria.
No final de abril, o Itaú Unibanco anunciou a implementação da Protect Call, uma solução projetada para detectar tentativas de golpe durante uma ligação. Sempre que uma falsa central telefônica liga para o cliente, um aviso é exibido na tela do celular do usuário, com o logotipo e as cores do Itaú, interrompendo a chamada imediatamente.
Para ativar a Protect Call, os clientes que possuem celulares Samsung ou LG, ou que utilizam operadoras como Claro, Tim, Nextel, Oi e Algar, devem acessar os aplicativos das respectivas operadoras e conceder permissões específicas, permitindo que a ferramenta intercepte as chamadas e apresente os avisos de segurança necessários para proteger o usuário de golpes. Segundo o Itaú, a Protect Call também estará, em breve, disponível para os usuários da base de clientes da instituição.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo