Verifique o selo digital de marcação digital para autenticar e diferenciar imagens humanas de IA, usando ferramentas online. Este sistema de rotulagem fornece certificados de autenticidade e gerenciamento de conteúdo com assinaturas digitais e selos padrão.
A popularização das ferramentas de edição de imagens com base em inteligência artificial tem levantado diversas discussões sobre o futuro da fotografia digital. Grandes marcas do ramo estão desenvolvendo um tipo de selo digital para enfrentar essa concorrência com a IA. O propósito desse selo digital é destacar as imagens geradas por inteligência artificial das criadas por indivíduos.
Além disso, a autenticidade das imagens tornou-se uma preocupação crescente no meio digital. A autenticação por meio de um selo específico pode ser a solução para garantir a veracidade das criações artísticas. A presença desse selo não apenas certifica a origem da imagem, mas também reforça a importância da criatividade humana no universo da fotografia.
O que é o selo digital?
Empresas renomadas no setor fotográfico, como Nikon, Sony e Canon, criaram o selo digital, um certificado que utiliza um sistema de marcação digital em suas câmeras para diferenciar fotos de imagens geradas por inteligência artificial. Esse selo inclui dados como data, local de produção das imagens e outras credenciais relacionadas ao conteúdo. Através da ferramenta online Verify, é viável realizar gratuitamente a verificação desses dados.
Sistema de rotulação e autenticação
Ao utilizar o sistema de rotulação, as imagens produzidas por IA são identificadas como ‘Sem credenciais de conteúdo’. Além disso, esse sistema é capaz de detectar imagens falsas e aquelas que passaram por edições. Grandes empresas do ramo, como Nikon, Sony e Canon, estão trabalhando no desenvolvimento e na adoção desse padrão. É relevante ressaltar que as empresas japonesas dominam a maior parte do mercado global de câmeras atualmente.
Assinaturas digitais e lançamentos para 2024
A Sony planeja incluir assinaturas digitais em três modelos de câmeras profissionais por meio de uma atualização de software. Há indícios de que essa tecnologia será aplicada para diferenciar a produção de vídeos em um futuro próximo.
A Canon tem como objetivo lançar, ainda neste ano, uma câmera profissional com recursos semelhantes para os fotógrafos que desejam atualizar suas configurações. Além disso, a empresa está desenvolvendo um aplicativo de gerenciamento de imagens que permitirá aos fotógrafos verificar a autenticidade das fotos, sejam elas naturais ou não.
A Nikon pretende integrar a tecnologia de autenticação em suas câmeras de alta resolução, com foco em profissionais de fotojornalismo e outras áreas. O selo de autenticidade desenvolvido pela Nikon é projetado para resistir a interferências externas e tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2024.
Fonte: @Olhar Digital
Comentários sobre este artigo