Em dois dias do ano, ocorre o período de claridade mais curto e a noite mais longa no hemisfério sul devido à inclinação de 23,5° da Terra.
O solstício de inverno no hemisfério sul está marcado para esta quinta-feira (20) às 17h50 (horário de Brasília), conforme informações do Observatório Nacional.
No solstício de inverno, ocorre um evento astronômico de grande importância, marcando o início da estação mais fria do ano. Durante o solstício de inverno, a duração do dia é a mais curta do ano, trazendo consigo características únicas e significativas para a natureza e o clima.
Solstício: Compreendendo as Mudanças nas Estações
Marcando o começo de uma nova estação, o evento simboliza mudanças na duração dos dias e das noites. O motivo disto é que, à medida que a Terra orbita o Sol, a inclinação de 23,5° faz com que um hemisfério seja inclinado em direção ao Sol durante metade do ano e o outro durante a segunda metade. Nesta data, acontece o período de claridade mais curto e a noite mais longa do ano.
Solstício de Verão: O Ponto de Maior Claridade
Os astrônomos de antigas civilizações definiram os solstícios a partir da observação do movimento do Sol no céu ao longo do ano. Após estudar onde o astro estava a cada meio-dia, notaram que ele atingia um ponto máximo e parecia ‘parar’. Essa ‘parada’ ocorre duas vezes por ano e corresponde aos solstícios de verão e inverno. Durante o evento de junho, o Hemisfério Sul fica inclinado para longe, enquanto o Hemisfério Norte em direção ao Sol.
Comemorações e Observações do Solstício
Culturas ao redor do mundo construíram monumentos para observar o Sol, como Stonehenge, na Inglaterra, e definiram celebrações para marcar as transições entre as estações. O Yule, festival dos antigos nórdicos e germânicos, durava várias semanas em que eles decoravam árvores e realizavam rituais para honrar o retorno da luz. Na Roma antiga, a Saturnália homenageava o deus Saturno alguns dias antes do solstício de inverno. A celebração incluía banquetes e troca de presentes.
Solstício de Inverno: O Início da Mudança de Estação
No hemisfério sul, esse evento acontece entre os dias 20 e 21 de junho, já que há uma diferença entre o ano civil (que tem 365 dias) e o ano trópico (com aproximadamente 365 dias e 6 horas). Nesta data, a parte sul da Terra recebe menor incidência de radiação solar que o hemisfério norte, com o dia tendo menos duração do que a noite. O solstício de inverno marca o ponto de inclinação do eixo do nosso planeta, que aponta mais longe do Sol e, a partir dele, os períodos com luz do Sol se tornam cada vez mais longos, até o verão chegar e inverter essa dinâmica.
Entendendo os Equinócios e a Dinâmica das Estações
Por conta da inclinação da Terra, a partir deste marco os raios solares atingem mais diretamente um hemisfério. Por isso, os dias são mais quentes e há mais horas de luz, tornando-os maiores do que as noites. No dia do solstício — entre os dias 21 e 22 de dezembro na parte sul do globo — acontece o dia mais longo do ano, que vai diminuindo até chegar no próximo evento, o de inverno. No início das outras estações — a primavera e o outono — acontecem os equinócios, quando a duração do dia e da noite é quase igual em todas as partes do mundo.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo