Paixão e amor são similares, porém distintos. Descubra a diferença entre eles: bem-estar emocional, sintomas físicos e sentimentos complexos.
O amor é, sem dúvida, um dos sentimentos mais poderosos que existem. Além do amor romântico que vemos nas telas de cinema, há uma infinidade de estudos científicos que exploram essa emoção complexa. O amor não se resume apenas a um sentimento de bem-estar, ele pode desencadear reações emocionais e físicas intensas, que muitas vezes são facilmente perceptíveis.
Além disso, o afeto e os sentimentos que o amor desperta podem influenciar profundamente nossas vidas. A conexão emocional que o amor cria entre as pessoas é algo extraordinário, capaz de transformar realidades e proporcionar momentos únicos. O amor é realmente uma força poderosa que molda a nossa existência de maneiras surpreendentes.
Descobrindo o amor através de sinais
Sendo assim, para quem tem incertezas em relação aos sentimentos de outra pessoa, temos uma ótima notícia: é viável identificar se a pessoa te ama por meio de indícios que, em conversa com o MinhaVida, a psicóloga Larissa Fonseca compartilhou. Veja quais são! Para esse psicólogo, o amor tem 5 fases, mas casais desistem no número 3. Os sinais que podem confirmar que alguém te ama, segundo a especialista, envolvem: A preocupação legítima com o bem-estar e a felicidade do outro, demonstrada por meio do apoio emocional e prático. A dedicação de tempo para estar junto e criar memórias compartilhadas. Uma comunicação franca. Disposição para compartilhar pensamentos e sentimentos de forma sincera. A capacidade de ouvir o outro com atenção. O respeito e a valorização. Apoio constante em momentos desafiadores. Gestos de amor, como toques, palavras afetuosas e atitudes atenciosas. O comprometimento com a relação é visível na disposição para enfrentar desafios e investir no crescimento mútuo. Esses comportamentos são reflexos de um amor profundo e genuíno, fundamentado em respeito e conexão emocional, conta a psicóloga. A pessoa que ama também pode apresentar diferentes sinais físicos, como: Toques carinhosos, como abraços e beijos. Contato visual prolongado. Sorriso frequente. Cuidado com a aparência ao se encontrar com o parceiro. Tendência a se inclinar para perto durante conversas. 8 passos para ter um relacionamento saudável. Qual é a diferença entre o amor e a paixão? Engana-se quem pensa que o amor e a paixão são a mesma coisa. Eles, de fato, vêm de um lugar bem parecido, mas têm suas particularidades. O amor é um sentimento duradouro, que se desenvolve e se ajusta ao longo do tempo. Em contraste, a paixão tende a ser mais efêmera e restrita, podendo evoluir para amor ou simplesmente desaparecer. Apesar de suas diferenças em intensidade e duração, tanto o amor quanto a paixão têm uma base cerebral, o que revela que, por trás de suas experiências emocionais, há processos neurológicos que vão além do romantismo, explica Larissa. Os principais sinais comportamentais e físicos de alguém está apaixonado. Larissa Fonseca explica que a pessoa apaixonada tende a buscar constantemente a presença do outro. O desejo de estar por dentro da vida do parceiro e a disposição para ouvir e oferecer apoio também estão entre as características comportamentais comuns de quem está na fase da paixão. Fisicamente, os sinais incluem: Aumento no contato físico, como toques, abraços e beijos. O contato visual é intenso e frequente. Pupilas dilatadas. Sorriso constante. Inclinação para perto da pessoa parceira. Suor excessivo. Bochechas avermelhadas. Tendência de cuidar da aparência, como ajeitar o cabelo com frequência. Ciúme entre amigos: saiba como lidar com o sentimento.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo