Astro de Portugal, ídolo do futebol, 39 anos, volta como titular absoluto após eliminação no primeiro grande torneio de 2022.
A imagem é marcante para os fãs de futebol que acompanharam a Eurocopa de 2024: Cristiano Ronaldo deixa o campo, segue sozinho pelo túnel e desaba em lágrimas, expressando uma mistura de emoções após a eliminação de Portugal nas semifinais.
Considerado um verdadeiro ídolo do esporte, o português conhecido como CR7 é um craque que sempre desperta emoções intensas em seus admiradores, independentemente dos resultados das partidas.
Cristiano Ronaldo: o ídolo de Portugal na Euro 2024
Reserva naquela partida contra o Marrocos, no Catar, o grande craque português teve apenas 39 minutos para tentar evitar a eliminação precoce de sua equipe. Não conseguiu. Com a derrota, viu muitos indicarem que aquele momento marcaria o fim de sua era na seleção. Mas o cenário antes da estreia do astro na Euro 2024 mostra que não foi bem assim.
CR7 recuperou o status de titular absoluto com Roberto Martínez, técnico que substituiria Fernando Santos meses depois da eliminação precoce na última Copa. Apesar dos seus 39 anos, foi abraçado pelo espanhol e retribuiu com muitos gols nas eliminatórias, que ajudaram Portugal a se classificar tranquilamente para a Eurocopa.
Agora, em seu primeiro grande torneio com a seleção, Martínez segue confiando no ídolo de Portugal para ser seu homem-gol: Cristiano deve ser titular diante da República Tcheca, nesta terça-feira, às 16h (de Brasília), em Leipzig, na estreia de Portugal. O sportv transmite o jogo ao vivo, e o ge acompanha em Tempo Real.
O desafio de Cristiano Ronaldo na Euro 2024
O clima para Cristiano Ronaldo na seleção portuguesa antes desta Euro é bem diferente das semanas que antecederam a Copa do Mundo de 2022. Lá, o ato de Fernando Santos de barrar o capitão da conquista europeia de 2016 foi apenas o auge de dias muito conturbados na concentração lusa no Catar.
CR7 chegou ao Mundial em pleno litígio com o Manchester United e o técnico Erik Ten Hag, e foi acusado de trazer motivos de desconcentração para o grupo. Após uma primeira temporada com 24 gols, Cristiano não conseguiu criar boa relação na chegada do holandês ao United e não recebeu o espaço esperado após não participar da pré-temporada do clube.
A rescisão do contrato de Cristiano Ronaldo
Entrou em rota de colisão com o técnico e chegou a abandonar o banco de reservas no meio de uma partida. Após a temporada ser paralisada por conta da Copa, deu uma entrevista bombástica com críticas a Ten Hag e à diretoria do United, o que culminou na rescisão de seu contrato às vésperas do torneio.
Apesar de ter ido a público antes da Copa para minimizar a situação e dizer que o tema não afetaria Portugal no Catar, CR7 viu a imprensa portuguesa indicar que a polêmica incomodou companheiros e trouxe turbulência para um time considerado candidato ao título. A falta de gols e as atuações pouco inspiradas de Cristiano, que marcou apenas uma vez na Copa, na estreia, intensificaram as críticas e pressionaram Fernando Santos, que decidiu barrar o craque justamente no mata-mata.
Cristiano Ronaldo foi para o banco nas oitavas de final, diante da Suíça, e viu seu substituto brilhar. Fernando Santos apostou no jovem Gonçalo Ramos, que marcou três gols e teve grande atuação. CR7 só atuou 16 minutos naquele duelo, quando o placar já estava 5 a 1. Pela primeira vez desde que foi eleito melhor do mundo, em 2008, ele passou ao papel de coadjuvante na seleção de seu país.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo