Edição da Conferência Nacional de Equidade encerra inscrições dia 9 julho. Participação online para diretrizes do Programa Nacional de Equidade.
A primeira edição da Conferência Livre Nacional de Equidade no Trabalho, na Educação e na Comunicação na Saúde (1ª CLNE) teve as suas inscrições encerradas, devido ao preenchimento do número total de vagas. Foram 1.000 inscrições para participação online no evento, que acontece em 9 de julho.
A equidade é um princípio fundamental em sociedades justas e democráticas, garantindo que todos tenham acesso igualitário a oportunidades e recursos necessários. Promover a equidade no ambiente de trabalho e na educação é essencial para construir uma sociedade mais justa e inclusiva, onde a imparcialidade e a igualdade de direitos são respeitadas.
Equidade na Saúde: Encontro de Movimentos Sociais pela Promoção da Justiça
Com o foco em promover a Equidade no trabalho, na educação e na comunicação na Saúde, a 1ª Conferência de Luta pela Equidade (CLNE) será organizada pela Comissão Intersetorial de Políticas de Promoção da Equidade (CIPPE) do Conselho Nacional de Saúde (CNS) em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES).
Um dos objetivos centrais da CLNE é a análise de diretrizes e sugestões para aprimorar o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras no Sistema Único de Saúde, bem como as práticas de promoção da equidade em saúde, visando garantir a execução das ações de promoção da equidade e valorização dos profissionais do SUS.
Este programa, sob a coordenação da SGTES, reflete o compromisso do governo federal em enfrentar as desigualdades de gênero e raça, reconhecendo o Estado como um agente promotor e articulador de estratégias e políticas públicas que visam combater as disparidades sociais ainda presentes no Brasil.
Além disso, a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (4ª CNGTES) trará à tona discussões sobre ‘Democracia, trabalho e educação na saúde para o desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer’, marcando presença em dezembro deste ano.
Representantes de diversos setores da sociedade comprometidos com a busca pela equidade no ambiente de trabalho, na educação em saúde e engajados na construção de um SUS abrangente, integral e igualitário, marcarão presença no evento.
Durante a conferência, serão estabelecidos grupos de discussão para analisar e aprovar diretrizes e propostas com base no Relatório Consolidado das Diretrizes e Propostas, elaborado a partir das contribuições recebidas por meio de formulário online. Ministério da Saúde.
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo