Infinix Smart Pro 8, Moto G34 e Galaxy A15 5G são celulares baratos com bom desempenho, câmeras e bateria duradoura. Confira os resultados.
Quem está em busca de um celular acessível deseja uma boa duração da bateria, capacidade para armazenar fotos e vídeos, além de um desempenho que possibilite o uso de vários aplicativos sem lentidão ou travamentos. Recursos como conectividade 5G, sensor de impressão digital e múltiplas câmeras na parte traseira do celular são opções atrativas, embora não sejam essenciais. Se o dispositivo contar com esses recursos, será ainda mais interessante. celular
Além disso, um telefone que atenda a essas necessidades pode ser considerado um ótimo investimento. Um smartphone que combine preço acessível com boas funcionalidades certamente fará a diferença no dia a dia, proporcionando uma experiência satisfatória para o usuário. A escolha do aparelho certo é fundamental!
Recursos dos Celulares Básicos de 2024
O mais interessante é que os celulares básicos lançados em 2024 apresentam funcionalidades que desapareceram dos modelos mais caros, como a entrada para fone de ouvido com fio, a possibilidade de expansão do armazenamento utilizando cartões de memória e até mesmo a presença de rádio FM. O Guia de Compras avaliou três aparelhos que chegaram ao mercado este ano, todos com preços abaixo de R$ 1.500. Os modelos testados foram: Infinix Smart 8 Pro, Motorola Moto G34 5G e Samsung Galaxy A15 5G. A seguir, você poderá conferir a performance de cada um deles nos testes realizados, que incluem análise de desempenho, duração da bateria e qualidade das câmeras, além da conclusão final e o método de avaliação utilizado.
O Infinix Smart 8 Pro
O celular mais acessível do teste, o Infinix Smart 8 Pro, também se destaca por ser o mais simples. No final de agosto, o modelo estava disponível por R$ 1.100 nas lojas online. O preço reduzido pode ser explicado pelo fato de que ele era o único aparelho avaliado que oferecia conexão 4G – enquanto os modelos da Samsung e da Motorola também suportam redes 5G, que são mais modernas e rápidas. Além disso, o Smart 8 Pro era o único a operar com o sistema Android 13 Go, uma versão otimizada e leve desenvolvida pelo Google. Isso implica que o sistema Android foi adaptado para funcionar em dispositivos mais econômicos, que possuem configurações técnicas mais modestas. O Android 13 Go é compatível com celulares que possuem apenas 2 GB de memória RAM, enquanto o Smart 8 Pro conta com 4 GB.
Comparação com Outros Smartphones
Os outros smartphones avaliados vieram equipados com o Android 14, a versão mais recente do sistema. É importante ressaltar que quanto maior a memória RAM, melhor será o desempenho do smartphone. Contudo, é preciso não confundir isso com o armazenamento interno do aparelho, que é o espaço destinado a guardar o sistema operacional, aplicativos e dados do usuário do telefone. O armazenamento interno do Infinix era de 256 GB, assim como o do Moto G34, e superior ao do Galaxy A15 5G, que na versão de testes possuía apenas 128 GB. O Smart 8 Pro também incluía um carregador de parede de 10W, cabo USB-C, fone de ouvido com fio, capa protetora e até uma película para proteger a tela, itens que frequentemente não acompanham celulares mais caros.
A Tela e o Desempenho do Aparelho
A tela de 6,6 polegadas do Infinix Smart 8 Pro era a maior entre os três modelos testados, com uma resolução HD+ (720 x 1.612 pontos). Assim como ocorreu com o aparelho da Motorola, o display não apresentava um brilho muito intenso – mesmo com a configuração automática de brilho, a tela ficava bastante escura durante o uso. Para uma melhor experiência, foi necessário desativar essa função e ajustar a luminosidade manualmente através do painel de controle do celular.
Resultados dos Testes de Desempenho
Em termos de performance, o Smart 8 Pro obteve os resultados mais baixos entre os três aparelhos analisados, possivelmente devido ao uso do sistema Android Go. Alguns testes não foram concluídos, e aqueles que conseguiram ser realizados apresentaram resultados que ficaram abaixo da metade dos concorrentes Motorola e Samsung. Os testes de desempenho gráfico, que avaliam como o celular lida com jogos e vídeos, não funcionaram no smartphone. No entanto, isso não implica que o celular da Infinix seja de má qualidade. Apesar de parecer um pouco mais lento durante o uso, os outros modelos também transmitiram essa sensação, e nenhum deles travou mesmo com múltiplos aplicativos abertos. Para efeito de comparação, em um dos testes que o Smart 8 Pro conseguiu completar, seu desempenho foi quase 60% inferior ao dos outros aparelhos.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo