O aumento levou a temores de desaceleração e emprego menor, afetando as ações europeias e companhias do setor tecnologia.
As preocupações em torno de uma desaceleração mais pronunciada da economia dos Estados Unidos foram intensificadas hoje pelo relatório de criação de vagas de trabalho do país, o payroll, que apontou uma criação de emprego abaixo das expectativas e um aumento na taxa de desemprego acima do previsto. A incerteza nos bolsas mundiais reflete a cautela dos investidores diante desses dados.
Os mercados financeiros estão reagindo de forma volátil às notícias, com oscilações significativas nos índices acionários e nas taxas de câmbio. A expectativa é que as bolsas continuem sob pressão até que haja mais clareza sobre o cenário econômico global.
Bolsas: Mercados Financeiros em Queda devido a Desaceleração Econômica
Como resultado dos temores relacionados à desaceleração, os mercados financeiros de ações europeus encerraram a sessão desta sexta-feira (2) em queda acentuada. A liquidação impactou, especialmente, empresas do setor de tecnologia e do setor financeiro, enquanto os mercados permaneceram vigilantes em relação aos balanços. Ao término das negociações, o índice pan-europeu Stoxx 600 registrou uma queda de 2,82%, atingindo 497,38 pontos.
Bolsas: Cenário Desafiador nos Mercados Europeus
O índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, apresentou uma retração de 2,42%; o Cac-40, de Paris, registrou uma queda de 1,83% e o FTSE 100, da Bolsa de Londres, teve uma diminuição de 1,44%. Nos Estados Unidos, houve a criação de 114 mil vagas de empregos em julho, indicando uma desaceleração em comparação com as 179 mil vagas abertas em junho, de acordo com os dados revisados.
Bolsas: Desemprego em Alta e Preocupações Econômicas
O valor de novas vagas ficou significativamente aquém das projeções, uma vez que os analistas esperavam a criação de 178 mil postos de trabalho no último mês. Paralelamente, a taxa de desemprego aumentou 0,2 pontos percentuais em julho, atingindo 4,3%, superando as expectativas de desemprego de 4,10%. Esta é a maior taxa de desemprego desde novembro de 2021.
As preocupações renovadas em relação à economia americana, juntamente com os balanços corporativos abaixo do esperado da Amazon e da Intel, repercutiram nas bolsas europeias. Em Amsterdã, as ações da ASML apresentaram uma queda de 11,18%, refletindo a incerteza nos mercados diante do cenário econômico desafiador.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo