Índice Dow Jones e S&P 500 estão estáveis, enquanto o Nasdaq tem alta de 0,13%. Dados sobre a economia mostram que o índice que concentra a produção industrial avançou, influenciando as decisões do gestor de bolsa.
Os principais índices de ações americanos encerraram em um cenário de estabilidade, após a divulgação de dados econômicos mais positivos do que o esperado, o que reacendeu temores de que o banco central americano (Federal Reserve, o Fed) possa adotar uma postura mais cautelosa em relação ao corte de juros na decisão de amanhã.
Essa incerteza em relação à taxa de juros fez com que os investidores se mostrassem mais cautelosos, levando os índices a rondar a estabilidade. Além disso, a possibilidade de um corte menor nos juros pode afetar a economia americana, que já está enfrentando desafios. A postura do Fed será fundamental para definir o rumo dos mercados nos próximos dias, e os investidores estão atentos às decisões que serão tomadas em relação aos juros.
Variação do Mercado de Ações
O mercado de ações dos EUA apresentou um desempenho misto, com o índice Nasdaq sendo a exceção, registrando uma leve alta. O Dow Jones, que concentra ações industriais, caiu 0,04%, fechando em 41.606 pontos, enquanto o S&P 500, que representa as maiores empresas americanas, subiu 0,03%, atingindo 5.634 pontos. Já o Nasdaq apresentou uma alta de 0,20%, fechando em 17.626 pontos.
Os dados sobre vendas no varejo do país surpreenderam ao crescer em agosto, enquanto a produção industrial avançou bem mais do que os analistas projetavam. A leitura do PIB do Fed de Atlanta foi atualizada e mostrou que o indicador avança 3% no terceiro trimestre do ano. Esses dados podem influenciar a decisão do Fed sobre a taxa de juros.
Influência dos Dados sobre a Economia
Diego Chumah, gestor de bolsa do fundo ASA Hedge, afirma que os dados diminuem o argumento para um corte de 0,50 ponto percentual ou uma postura do Fed mais inclinada ao corte de juros para as próximas reuniões. ‘As bolsas estão em compasso de espera pela decisão do Fed. Há um pouco de correção e diminuição de posicionamento para o evento. Afinal, o S&P 500 subiu nas últimas seis sessões e está de volta à máxima histórica. Agora, precisa de novas informações para romper esse ponto’.
Os dados sobre vendas no varejo dos EUA subiram 0,1% em agosto ante o mês anterior, contrariando a previsão de queda de 0,2% de analistas. Já a produção industrial do país subiu 0,8% em agosto ante julho, bem acima do que os analistas projetaram. Esses dados sugerem um corte de juros menor amanhã, pois a economia continua a parecer saudável.
Expectativas dos Investidores
Ainda assim, a maior parte dos investidores (63%) se mantêm firmes na aposta em um corte maior, de 0,5 ponto percentual, na reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Fed. A postura do Fed é um dos principais fatores que influenciam a taxa de juros.
Entre os destaques positivos da sessão estão as ações da Intel, que subiram 2,68% diante da notícia de que irá fabricar chips personalizados para a Amazon e tem planos de tornar a sua divisão de fabricação de chips uma subsidiária independente. Já na ponta negativa estão as ações da Trump Media, que caíram 6,60% mesmo depois de o ex-presidente americano dizer que não irá vender as ações de sua rede social quando o período de proibição dessa venda terminar.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo