© 2024: Agência Nacional de Telecomunicações suspende acesso de usuários por decisão do ministro Alexandre Moraes, do Supremo Tribunal Federal, cerca de 20 mil.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) comunicou neste sábado (31) que emitiu notificações às empresas de internet no Brasil para interromperem o acesso dos seus clientes à rede social X. A determinação de suspensão partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O país conta com aproximadamente 20 mil operadoras atuando nesse setor de comunicação.
Diante da decisão judicial, as empresas precisam bloquear o acesso dos usuários à rede social X, seguindo as diretrizes da plataforma digital. A medida visa garantir o cumprimento da ordem emitida pelo STF, reforçando a importância do respeito às decisões legais no ambiente digital. A atuação da Anatel é fundamental para assegurar a conformidade das operadoras com a legislação vigente no país.
Rede social suspensa por agência nacional de telecomunicações
Clientes de algumas das principais plataformas digitais, como Oi, Vivo, Claro e Tim, relataram estar sem acesso à rede social. A suspensão do serviço de uma rede como o X não é instantânea. As operadoras devem bloquear o acesso dos usuários a todos os servidores da plataforma, incluindo o conteúdo acessado pelo navegador e armazenado nos dispositivos móveis.
Para muitos usuários, o site ou aplicativo ainda exibe a interface do X, porém não carrega as postagens e perfis. A agência nacional de telecomunicações decidiu suspender o acesso dos usuários à rede, causando impacto em cerca de 20 mil pessoas. O ministro Alexandre Moraes, do Supremo Tribunal Federal, foi quem determinou a suspensão da plataforma digital.
A medida foi tomada devido a questões de segurança e proteção de dados dos usuários. A agência nacional de telecomunicações afirmou que a suspensão do acesso à rede social é temporária, até que sejam resolvidas as questões que levaram à decisão. Os usuários afetados pela suspensão estão buscando alternativas para se manterem conectados, enquanto aguardam a resolução do impasse.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo