Após alguns dias de calma, chuvas intensas voltaram ao Rio Grande do Sul, ameaçando áreas previamente inundadas. Receba notícias em WhatsApp: 5ª-feira (16). Áreas ameaçadas: Sul-RS, N-RGS, SC, Planalto Serrano, Sul-GF. Precipitação: 30mm, 70-85km/h. Baixa pressão, ventos fortes, chuva e raios. Regiões: RGS, SC, Amazonas-RP, Maranhão, RN, PE. INMET, Climatempo alertam por altos volumes. Chuvas fortes, beginçam no fim de semana. Instituições meteorológicas: INMET, Climatempo.
Após um período de calmaria, as precipitações intensas voltaram a atingir o Rio Grande do Sul e devem continuar até o final de semana, aumentando a apreensão em regiões já impactadas pelas enchentes. Na quinta-feira (16), os temporais chegaram com força ao estado gaúcho, começando de forma moderada e se intensificando ao longo da tarde.
A previsão é de que as tempestades persistam, trazendo consigo um aumento no volume de chuvas e possíveis transtornos para a população local. É importante estar atento às orientações dos órgãos competentes e tomar as devidas precauções diante desse cenário de instabilidade climática. Israel se prepara com segurança máxima
Previsão de Temporais e Precipitações Intensas
Embora não tão intensas quanto nos últimos dias, as precipitações já causam apreensão nos moradores das áreas ameaçadas. Uma área de baixa pressão no Paraguai tem canalizado ventos quentes e úmidos do norte do país, formando nuvens de chuva ao encontrar a região Sul. Os temporais devem se concentrar no norte do Rio Grande do Sul e em todo o estado de Santa Catarina, especialmente em áreas como o oeste, Planalto Serrano, sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Algumas cidades podem registrar altos volumes de precipitação, chegando a 70 milímetros, considerados bastante intensos.
Alertas Meteorológicos para Chuvas Fortes e Vento Intenso
Devido aos altos volumes previstos, os institutos de meteorologia INMET e Climatempo emitiram alertas para as regiões mais ameaçadas. Além das chuvas fortes, há possibilidade de raios e ventos intensos atingindo velocidades de 70 a 85 quilômetros por hora. Os alertas serão atualizados nos próximos dias, com previsão de concentração das chuvas em Santa Catarina e Paraná no fim de semana, enquanto o Rio Grande do Sul pode ter uma melhora temporária.
Impacto dos Temporais em Diversas Regiões do Brasil
Enquanto a situação se estabiliza no sul do país, outras regiões como o Norte e Nordeste enfrentam a ameaça de temporais durante este período chuvoso. Acumulados de até 30 milímetros são previstos para áreas dos estados do Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Rio Grande do Norte e Pernambuco. A população deve ficar atenta aos avisos dos órgãos competentes e se preparar para possíveis impactos causados pelas tempestades.
Fonte: © TNH1
Comentários sobre este artigo