Inseticidas são soluções tradicionais para baratas, mas nem sempre funcionam. Higienize a casa, evite restos de comida e use solução de eucalipto.
Descobrir uma barata em casa é sempre desagradável. Para além do susto e da repugnância, os insetos podem ser portadores de doenças. As baratas são atraídas por restos de comida e lixo, mas se tornam visitantes indesejados assim que decidem fazer de uma casa o seu lar. Não é à toa que os residentes tentam de tudo para se livrar delas.
Além disso, essas criaturas noturnas são mestres em se esconder, o que torna o combate ainda mais desafiador. As baratas são ágeis e se reproduzem rapidamente, o que dificulta sua erradicação completa. Portanto, é fundamental manter a limpeza e adotar medidas preventivas para evitar a infestação desses bichos indesejados.
Como se livrar das baratas de forma sustentável e eficaz
Uma das soluções mais tradicionais são os inseticidas, mas, além de nem sempre funcionarem, eles podem causar problemas no meio ambiente, eliminar insetos importantes e até fazer mal para a saúde dos animais de estimação. Mas é possível expulsar esses convidados indesejados de formas mais simples, acessíveis e sustentáveis.
7 dicas para se livrar das baratas sem prejudicar o meio ambiente
Cuidados com o lixo: Resíduos de comida e migalhas são iscas para as baratas. Por isso, é fundamental tomar cuidado com o lixo, especialmente na cozinha. ‘Não deixe o lixo da pia aberto na hora de dormir. Se tiver lixeira maior, mantenha fechada e amarrada’, sugere João Pedro Fidelis Lúcio, responsável técnico da rede de limpeza residencial e empresarial Maria Brasileira.
Folha de Louro: Por mais que muitas pessoas simplesmente adorem o cheiro da folha de louro, as baratas odeiam este aroma e tendem a fugir dele. A dica é espalhar folhas de louro em locais que os insetos surjam com frequência e que também possam ser considerados um esconderijo, como, por exemplo, em armários e debaixo do fogão.
Eucalipto e alecrim: Esse é mais um aroma que evita o surgimento dos bichos na residência, já que, assim como ocorre com as folhas de louro, os insetos detestam. Neste caso, dê preferência a produtos de limpeza que possuam essa essência ou prepare você mesmo uma solução de eucalipto com alecrim e passe pelo chão da casa.
Água e sabão: Não é só para limpeza que água e sabão são úteis. Neste caso, trata-se de um poderoso inseticida natural para se livrar dessas criaturas nojentas. A solução é uma alternativa ao inseticida em spray: basta misturar água e sabão até o líquido ficar escorregadio, e borrifar sobre o inseto quando ele aparece.
Cravo: João Pedro Fidelis recomenda um cuidado especial na limpeza do banheiro e da cozinha. ‘A misturinha que pode ajudar é a de 100ml álcool de 92% com cravo da índia. Misture os ingredientes em um borrifador e deixe agir por 48 horas. Depois é só borrifar nas entradas e janelas, pois ela afugenta esses insetos’, orienta o especialista.
Bicarbonato: A solução é utilizada para substituir aquelas famosas armadilhas que atraem e envenenam as baratas. Para isso, basta misturar açúcar com bicarbonato e espalhar em potinhos devidamente posicionados em pontos estratégicos da casa. Enquanto o açúcar atrai as baratas, o bicarbonato acaba por envenenar o inseto.
Água fervendo: Um dos locais mais comuns para abrigo desses insetos em centros urbanos é a rede de esgoto. Por isso, é comum a bichana entrar em casa.
Fonte: © Estadão Imóveis
Comentários sobre este artigo